terça-feira, 9 de novembro de 2010

Estudantes acreditam que anulação do Enem 2010 é uma 'injustiça'

Redação SRZD | Nacional | 09/11/2010 11h10
   A suspensão da edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país, determinada pela Justiça do Ceará nesta última segunda-feira, está dividindo opiniões. Além da divisão entre quem é contra ou a favor da suspensão, a palavra "injustiça" é a mais comum usada pelos estudantes que fizeram a prova. Às 10h48, a nota do SRZD que abre espaço para estudantes deixarem seus relatos tinha 367 comentários.   "Não quero que seja cancelado. Acho injusto que o fato de cerca de 1800 estudantes terem sido prejudicados, em um universo de mais de 4 milhões de estudantes, seja razão para a anulação de todo o processo", diz Valéria Attayde. Ela fez a prova junto com o filho. "Os estudantes que marcaram o cartão errado, ou receberam a prova amarela, ou seja, 0,04% dos candidatos, devem fazer nova prova, mas o restante não", completa.
Também contrário, o leitor Rodolfo Gomes Carneiro, defende a tese de que o índice de estudantes atingidos não é suficiente para causar suspensão do Enem.
  "Sou totalmente contra! Se for anulada será uma injustiça contra os milhões de estudantes que se esforçaram e fizeram o ENEM sem erro em suas provas! Diz-se que apenas 71 mil estudantes foram prejudicados com o gabarito (dados fornecidos pelo INEP) e isto é apenas 2% do total de pessoas que fizeram o Exame (3,5 milhoes). Não estou dizendo que vocês, prejudicados, devam ficar no prejuízo... O erro foi da gráfica, e não do INEP ou MEC, isto está em documento emitido pela gráfica!", relata.
   Entre os que são a favor, as críticas com relação à desorganização da realização da prova são intensas, inclusive com relação às dúvidas dos próprios fiscais. É o caso da leitora Leila Andrade: "Acho que uma prova tão valiosa como o Enem não poderia se admitir erros, um absurdo uma prova como o Enem a nível de vestibular ser tão desorganizada".
  "Sou totalmente a favor!! Além das provas amarelas erradas, ainda tinha um erro e impressão no gabarito!!", descreve a leitora Lilian. "Independente da fiscalização ter sido intensa, na escola em que eu fiz o Enem, nem os fiscais sabiam do erro, menos ainda como orientar os alunos que estavam com dúvidas.. Eu particularmente fui prejudicada pelo erro de impressão dos gabaritos", afirma.


Por Taiz Karla Brunetti Moreira, 3º A

5 comentários:

  1. Estão tratando a EDUCAÇÃO COMO BRINCADEIRA , e os ESTUDANTES COMO PALHAÇOS!
    Será que esqueceram que NÓS seremos o futuro desse país ?
    SERÁ que não estão levando em conta que a EDUCAÇÃO é principal "fonte" de crescimento de qualquer "POVO" ?

    ResponderExcluir
  2. O enem foi uma vergonha, nao é possivel que uma prova de tamanha importancia continue dando tantos problemas assim: erro de impressao, gabarito de legenda trocada e tantos outros que ocorreram depois. Sorte que os alunos prejudicados poderao refazer a prova.

    ResponderExcluir
  3. Tiveram tanto tempo para o preparo da prova e ainda assim com tantos erros. Não parece que ENEM é de tanta importancia assim. E os alunos como ficam? se preparam o ano todo pra uma prova e na hora de finalmente fazer essa prova, percebe qe está cheia de erros. O Brasil precisa mudar e logo, desse jeito o nao vamos crescer NUNCA. Falta competencia e organização na educação brasileira. O Brasil exige a dignidade que tanto foi comentada na redação

    ResponderExcluir
  4. manuela rosa
    muito ruin o que aconteceu com o enem
    assim acaba pertendo sua credibilidade
    espero que os canditados prejudicados possa resolver essa sintuaçao aaaaaaaaaa quem quer pedir a correçao enverdida d prova e ate hoje 20/11/2010 ate as 00:00 horas

    ResponderExcluir
  5. essa prova e tao importante mais mesmo assim se transformou nessa bagunça poderiam ao menos entede nosso lado mais que bom que ninguem ficou prejudicadoO

    ResponderExcluir